quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

NOTA DA CUT SOBRE ADIAMENTO DA CONAE 2014

Corroborando com a posição do Fórum Nacional de Educação – FNE explicitada em nota datada em 24 de Janeiro de 2014, a CUT expressa sua grande preocupação e também lamenta o adiamento da CONAE 2014 que estava prevista para o período de 17 a 21 de Fevereiro, agora marcada para os dias 19 a 23 de Novembro de 2014.
Nossa maior preocupação ocorre em função da conjuntura que envolve a agenda da educação brasileira, principalmente no que diz respeito à tramitação do Plano Nacional de Educação –PNE no Congresso Nacional.
Sem o profícuo debate e as repercussões que a CONAE promoveria sobre as propostas para o PNE, corre-se o risco de perdas significativas para a sociedade, tanto em relação à concepção de educação que se almeja para continuarmos avançando no processo de fortalecimento da cidadania e da democracia em nosso país, quanto no tocante a valorização dos profissionais da educação, no financiamento da educação pública, entre outros aspectos.
Como não há possibilidade de revertermos este adiamento, conclamamos todas as nossas entidades a darem continuidade ao processo de debates sobre os temas envolvidos na CONAE, bem como nas mobilizações em defesa do Plano Nacional de Educação que interessa a sociedade e aos trabalhadores e trabalhadoras, particularmente.
Particularmente, para as entidades da Educação orientamos que no início das aulas, promovam debates, reflexões sobre a educação e o mundo do trabalho como forma de manter o processo de mobilização e pressão para a aprovação imediata do PNE da Câmara dos Deputados.
É de extrema relevância neste momento as entidades organizarem formas de pressão e convencimento dos parlamentares dos seus respectivos estados tendo em vista a necessidade de construirmos uma maioria consistente no Congresso Nacional com o objetivo de garantirmos a aprovação do projeto que defendemos em contraposição ao projeto de PNE aprovado no Senado.
Sérgio Nobre
José Celestino Lourenço
Secretário Geral
Secretário de Formação


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